sexta-feira, 16 de março de 2012

Gastronomia tailandesa

A cozinha tailandesa incorporou, ao longo dos anos, ingredientes e adaptou técnicas oriundas da Índia, da China e da Oceania Asiática. Isto pelo fato de estar localizada numa região de passagem entre esses locais.

Isso sem falar na influência dos viajantes e comerciantes do Oriente Médio e do sul da Europa que passaram por suas terras e levaram seus temperos. Por centenas de anos a culinária tailandesa foi se fundindo e se adaptando a essas influências e hoje ela é reconhecida e apreciada no mundo todo. A gastronomia tailandesa, segundo uma pesquisa feita por agências de turismo em 25 países, em termos de excelência de cozinha, só fica atrás da França, da Itália e de Hong Kong. A cozinha tailandesa consegue ser diferente em cada parte do país, isso devido ao clima e à agricultura de cada região.

O acompanhamento indispensável para qualquer prato tailandês é o arroz. Tanto que dizer “comer” em tailandês quer dizer “comer arroz” e o país é o maior produtor e exportador de arroz no mundo. Na Tailândia existem dezenas de tipos de arroz, como o arroz roxo, o verde, o amarelo e o jasmin.

A cozinha tailandesa é leve e tradicionalmente temperada com pimenta e ervas aromáticas. Pode ser tão apimentada como a comida indiana ou temperada com a suavidade da comida chinesa.

O charme e sucesso desse tipo de comida é o equilíbrio delicado entre os temperos e os ingredientes básicos. A mistura dos temperos é que transforma um frango frito em um exótico frango tailandês. Quem quer se aventurar na cozinha e preparar um prato tailandês vai precisar ter em mãos os temperos mais usados nesta culinária.

Diferente do que se pode imaginar, a maioria são ingredientes usados no dia-a-dia e fáceis de se encontrar em qualquer supermercado, como o leite de coco, alho, coentro, raspas de limão, folha de limão kafir, pimenta do reino e açúcar mascavo.

Entre os temperos menos conhecidos pelos brasileiros está o nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma, que tem por finalidade salgar o alimento.
Este tempero é resultado do cozimento de peixes e temperos diversos. Apesar de ser industrializado, no Oriente é costume prepará-lo segundo receitas próprias, variando, assim, de acordo com o gosto e a intensidade do tempero empregado.

O chili ou chilii, planta tropical da família do pimentão, conhecida por pimenteira-cumari ou peperoncino, é essencial em pratos da culinária tailandesa. De sabor picante, é encontrado ao natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto com tomates. Tome cuidado na manipulação para evitar queimaduras nos olhos e na pele.

Outra especiaria é o curry ou caril, mistura de vários ingredientes que formam uma pasta, utilizada no preparo de ensopados de carne, frango, peixe, porco ou camarão.

No entanto, "o curry tailandes não tem a menor semelhança com o pó amarelo indiano que todos nós conhecemos. Ele pode ser verde, com sabor cítrico picante; vermelho, muito picante; ou amarelo, picante com perfume de especiarias", explica Sodré.

Divergências de receitas à parte, os ingredientes mais frequentes na elaboração do curry tailandês são: pimenta, alho, chalota, galangal, raízes de coentros e krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país.
Estas especiarias geralmente são pilados num almofariz ou amassados entre duas pedras chatas, onde junta-se pimenta fresca e se obtém a pasta, que é cozida no leite de coco antes de se acrescentar carne ou vegetais. Este tipo de curry só é encontrado em lojas de produtos orientais.

Uma refeição clássica tailandesa é composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e de sobremesa frutas. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmin. Este arroz é conhecido pelo aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite. A textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos.

Ingredientes mais usados: açafrão da terra, açúcar de palma, alho, berinjela tailandesa, broto de feijão, caldo de ostra, caldo de peixe tailandês, carne de porco assada com molho barbecue, camarão seco, capim-limão, cebolinha, chalota, coentro, cogumelos, cominho, creme de coco, folhas de limão asiático, galanga, gengibre, leite de coco, lichia, limão asiático, mamão verde, manjericão tailandês, manga verde, molho de soja tailandês, noodles, pimenta vermelha, pimenta rosa (os grãos), pimenta verde (os grãos), repolho chinês, tamarindo e tofu.


Frutas: abacaxi, banana, carambola, durião, fruta do conde, goiaba, jaca, jambo, langsat, longan, manga, mangosteen, pomelo, rambutan, sapoti e tangerina.


Sobremesas: as sobremesas tailandesas mais elaboradas são geralmente preparadas com leite de coco e arroz. As sobremesas mais simples podem ser desde mandioca ou abóbora em calda até frutas típicas variadas.

Sorvetes: são muitos os sabores e as cores dos sorvetes tailandeses. Os sabores que mais chamam a atenção são os de chá verde e os que são feitos com as frutas típicas.


Água: na Tailândia a água servida nos restaurantes é purificada, mas a maioria das pessoas ainda pede água mineral engarrafada. Os hotéis costumam dar uma garrafinha de água por hóspede todos os dias. O consumo da água de torneira não é recomendado.

Café: o café típico tailandês é o café passado em coador de pano e adoçado com açúcar e leite condensado.


Chá: os chás mais consumidos na Tailândia são o chá da Índia, o chá preto e o chá chinês, o chá verde. Os chás tailandeses mais elaborados são saborizados com ingredientes como o jasmin, a lavanda, especiarias e leite. Os chás podem ser tomados quentes ou gelados.

Cerveja: as duas marcas mais famosas na Tailândia são a Singha e a Chang, esta última pertence à dinamarquesa Carlsberg.


Whisky: a bebida preferida dos tailandeses, muitas vezes mais barata do que a cerveja, é o whisky feito à base de arroz. A marca mais fa



mosa é a Mekong.






Gaeng Pha-naeng Gai






Gai Phad Med Mamuang





Yam Neua Yan




Gai Phad Med Mamuang

Tom Kha Gai
Sopa de frango com leite de coco, cidró e gengibre (levemente picante)


Khao Phad Sapparot (receita original de Marina Pipatpan)
Arroz frito com abacaxi (vegetariano)

Gluay Buad Tchi (receita original de Marina Pipatpan)
Banana cozida em leite de coco

Fonte:

http://www.deliciadeviver.com.br/index.php/show/index/id/549

http://culinariatailandesa.br.tripod.com/

http://www.culinariatailandesa.com.br/cardapio2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário