sexta-feira, 9 de março de 2012

A fusão de ingredientes do ocidente e do oriente

Shissô na sobremesa

Folha aromática empregada pelos japoneses em saladas e no sushi, o shissô aparece em uma sobremesa da chef Tatiana Szeles (ex-Bôa Bistrô). Trata-se de uma trufa de chocolate com calda de lichia e shissô.

Em alguns casos, são os pratos que ganham releituras. Com os ingredientes de um sashimi, Cássio Machado criou um prato no Di Bistrot e um sanduíche no B&B. O primeiro é um atum mi-cuit (semicozido) com creme de wasabi; e o outro, um burguer do peixe com wasabi e geléia de gengibre.

O wasabi também aparece no menu de uma casa italiana, o La Vecchia Cucina. É acrescido ao purê que acompanha o camarão com crocante de quinua ao molho de laranja e gengibre.

"A batata pode ganhar diferentes sabores e o wasabi entra para dar contraste a este molho meio doce", diz o chef Sergio Arno, que recorre ainda ao shoyu, ao molho de ostra, ao saquê e ao queijo de soja. "No La Vecchia, os clientes esperam por sabores diferentes. Usamos ingredientes japoneses com técnica italiana."

Por mais italiano que seja, o Pomodori tem molho de ostra no fígado de boi ao Barolo; saquê e shoyu no molho do carpaccio de peixe; arroz japonês num bolinho italiano e togara-shi (pimenta vermelha parecida com a italiana peperoncino) na finalização de pratos. "Os ingredientes não têm nada a ver com a cozinha italiana, mas dão um sabor maravilhoso. A busca constante é pelo sabor", conclui o chef Rodrigo Martins.

Retirado de:
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL479506-10345,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário